09 DE JANEIRO

SANTO ADRIANO

Santo Adriano nasceu na África e viveu entre os séculos VI e VII. Quando o arcebispo de Cantuária faleceu, o então Papa São Vitalino quis que Adriano o sucedesse, mas Adriano pediu-lhe que em seu lugar nomeasse o monge grego, Teodoro. O Papa concordou, mas colocou, como condição, que Adriano acompanhasse Teodoro à Inglaterra, a fim de ajudá-lo em sua missão. A viagem transcorreu com muitos problemas.  Ao passar pela França, Adriano foi detido. Sendo africano, despertou nos franceses a suspeita de que  se encontrava  a serviço do imperador do Oriente e estivesse se dirigindo para a Inglaterra com a finalidade de armar intrigas contra a França.  Teodoro seguiu viagem sozinho e só muitos meses depois, em 668, Adriano chegou à Inglaterra. Foi  muito bem recebido, e  logo posto à frente da Abadia de São Pedro e São Paulo Por 30 anos, Santo Adriano dirigiu  essa Abadia  e a transformou  num foco de humanismo e fervor religioso. Criou em Cantuária uma escola para monges e colocou  ao lado das disciplinas religiosas, temas como astronomia, poesia e cálculo de calendário. Grande pesquisador da Escritura Sagrada, ele  mesmo ensinava grego e latim, e segundo o Venerável Beda, boa parte dos monges falava essas duas línguas  tão bem como a língua pátria. Adriano, que tinha como um dos traços fortes de sua personalidade a obediência ao Papa, foi o mais eficaz dos colaboradores de Teodoro cujo episcopado, por sua vez, foi um dos mais brilhantes e decisivos na história da Igreja, na Inglaterra. Aí viveu 39 anos, dedicando sua vida totalmente a serviço da Igreja. Santo Adriano iluminou muitos, com seu exemplo de vida profundamente calcado no Evangelho e os ingleses encontraram nele um verdadeiro guia e pai espiritual. Santo Adriano morreu no ano 710.

Para o mundo de hoje,  pontilhado de desconfianças, traições e  disputas de poder, Santo Adriano, que foi supostamente taxado de inimigo dos franceses, e que mais tarde se tornou um guia e pai espiritual para os ingleses, nos lembra que as dificuldades, os julgamentos precipitados e injustos, podem até retardar nossa missão, mas jamais deverão nos afastar do compromisso de evangelizar. Com seu exemplo de vida, Santo Adriano  nos lembra que o verdadeiro missionário  jamais perde a esperança e, por isso, é capaz de enxergar, para além dos obstáculos e pedras do caminho, alguém que quer conhecer Jesus, um campo propício para acolher a Boa Nova.