São Bento Biscop nasceu no ano 628 na Inglaterra. Fazia parte do exército e como tal, servia ao rei. Com a idade de 25 anos tomou a decisão que mudou completamente sua vida: abandonou a casa, parentes,  profissão, e renunciou  aos favores do rei para colocar-se a serviço de Cristo, para ele agora o único e verdadeiro rei. Após ter feito sua escolha,  fez a primeira viagem a Roma. Tornou-se monge em Lérins e a seguir voltou  para a Inglaterra. Admirador incondicional do Papa e dos  apóstolos São Pedro e São Paulo, fundou na Inglaterra dois grandes mosteiros, ambos com bibliotecas, um em honra de São  Pedro e outro em honra de São Paulo, distantes apenas duas léguas um do outro. Por seis vezes, São  Bento Biscop foi a Roma. Suas viagens, além do caráter devocional tinham a finalidade  de  aprender mais sobre as instituições monásticas a fim de introduzir nos mosteiros ingleses os costumes dos mosteiros romanos. Todas as vezes que ia a Roma ele aproveitava para adquirir e levar para a Inglaterra  ornamentos sacros, imagens e  livros sobre os mais variados assuntos, além de arquitetos, vidraceiros, pintores e músicos para construção e embelezamento das igrejas. São Bento Biscop  procurava com tanto empenho despertar nos fiéis o amor às ciências, às letras e às artes que, certa vez, chegou a pedir ao Papa Agatão que enviasse o cantor da Basílica de São Pedro  à Inglaterra para ensinar liturgia e canto aos monges. São Bento Biscop despertou a juventude de seu tempo para a vida de oração, de caridade e de respeito à dignidade humana. Ao regressar de sua sexta viagem, verificou, com surpresa,  que parte da obra sacra construída por ele  havia sido destruída durante uma epidemia que se abatera sobre a cidade. São Beda, que foi seu discípulo desde os sete anos de idade, assim fala sobre ele, no  livro intitulado  “Vida dos Cinco Santos Abades”:  “Bento foi santo por graça e pelo nome”. São Bento Biscop morreu no dia 12 de janeiro de 690, aos 62 anos de idade.

Hoje São Bento Biscop,  o monge  que compreendeu que a arte não se opõe à fé, nem a beleza se opõe à vida, e que por isso soube, em seu tempo, colocar a arte a serviço da fé e da vida,  nos convida a valorizar a arte  nas  suas múltiplas manifestações e a não ter medo de usá-la para anunciar o Evangelho de modo mais alegre, bonito, moderno e  criativo.

12 DE JANEIRO

SÃO BENTO BISCOP