Hoje a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora de Lourdes, título que tem tudo a ver com as aparições de Nossa  Senhora a Bernadete  Soubirous. No dia 11 de fevereiro de 1858, Bernadete, uma jovem de saúde frágil, ia em companhia de uma irmã e de uma vizinha apanhar lenha, quando,  junto à gruta de Massabielle, deparou-se com um riacho. Com medo de atravessá-lo, parou para rezar e, nesse momento, ouviu um barulho que vinha de uma gruta. Levantou os olhos e viu uma senhora vestida de branco, com uma faixa azul, de faces radiantes e sorridente, que a convidou para rezar o rosário. Ao voltar para casa ela contou o fato aos pais que a proibiram de voltar à gruta. Como  a menina não parava de chorar,  eles deixaram-na ir. As aparições se repetiram, num total de 18, sendo a última no dia 16 de julho. Durante as aparições, a Senhora convidava Bernadete a rezar o terço e pedia que as pessoas fizessem penitência e orassem pelos pecadores. Na 9ª na aparição, no dia 25 de fevereiro, a senhora apontou um local e mandou que Bernadete arranhasse a superfície da terra. Bernadete assim fez, e uma água começou a jorrar. Essa foi a origem da fonte milagrosa de Lourdes. Na 13ª aparição, a Senhora manifestou o desejo de que naquele local fosse construída uma igreja. Bernadete foi conversar com o pároco que não acreditou e disse à menina que perguntasse à Senhora qual o seu nome. A resposta foi: “Eu sou a Imaculada Conceição”. Como havia apenas quatro anos que o dogma da Imaculada Conceição havia sido proclamado, os meios de comunicação eram precários, e as notícias custavam a chegar e muitas vezes nem chegavam aos lugares mais distantes, o pároco percebeu  que  era impossível que Bernadete, uma menina de apenas 14 anos que mal sabia ler e escrever inventasse  aquela resposta.  Após uma criteriosa investigação, no dia 18 de janeiro de 1862, Dom Laurence, bispo de Tarbes, autorizou o culto de nossa Senhora de Lourdes.

Hoje, data em que celebramos também o Dia dos Enfermos, peçamos a Nossa Senhora de Lourdes que nos faça sensíveis aos sofrimentos dos doentes, especialmente dos mais pobres e abandonados e nos liberte do egoísmo, a pior de todas as doenças. Curar os enfermos do corpo e da alma, acolher os que sofrem, ser para eles uma fonte de solidariedade, de fraternidade e de justiça, é a grande homenagem que a Senhora de Lourdes deseja dos cristãos e, em especial, de seus devotos.

11 DE FEVEREIRO

SANTA MARIA, MÃE DE DEUS