São Simão,  foi bispo de Jerusalém. Segundo a tradição, era filho de Cléofas e Maria. Seu pai era irmão de São José, e sua mãe, irmã de Nossa Senhora. Era, portanto, primo de Jesus. Estudiosos acham que ele é o mesmo Simão que, na Sagrada Escritura, é apontado como irmão de São Tiago Menor.  Fez parte do grupo dos Doze e esteve presente no Cenáculo, por ocasião de Pentecostes. No ano  62, após a morte de São Tiago, que era bispo de Jerusalém, os cristãos fizeram um encontro, com o objetivo de escolher o sucessor de Tiago, a fim de que  a evangelização continuasse de forma organizada, e Simão foi escolhido  por unanimidade. Quando no ano 66 irrompeu na Judéia uma guerra entre judeus e romanos, os cristãos, conduzidos por Simão, foram para Pela, uma cidade localizada depois do rio Jordão e da qual só voltaram, após a destruição de Jerusalém que chegou, inclusive a ser queimada. Na época de Simão duas grandes correntes, a dos nazarenos e a dos ebonitas, começaram a difundir a heresia de que Cristo era o maior profeta já visto, mas não era o Filho de Deus. Os partidários dessas duas correntes faziam uma verdadeira miscelânea, misturando as velhas leis com as novas leis trazidas por Jesus e também misturando o ‘Sabbath’ judeu, com o domingo cristão. Como Simão  exercia grande influência sobre os vários segmentos da sociedade, essa heresia foi extirpada, embora outras acabassem surgindo em Jerusalém. Apesar de já velho, com cerca de 120 anos de idade, Simão não foi poupado do martírio. Foi denunciado como cristão  às autoridades e depois foi torturado e crucificado. Contam que, apesar da dor causada pela enormidade e crueldade dos suplícios, seu rosto nunca perdeu a firmeza e a serenidade. São Simão morreu entre os anos 106 e 116, depois de ter governado a Igreja durante 43 anos.

Hoje, tal como sucedeu  com São Simão que, apesar da idade, não foi poupado do sofrimento, também não são poupados  da dor e da humilhação aqueles que se comprometem radicalmente com Jesus Cristo e seu Orientes. Mas hoje também Simão que suportou o martírio com alegria e  firmeza, porque sabia que se aproximava o momento de ver Deus face a face,   nos anima a suportar as dificuldades  com igual serenidade, pois tem um lugar garantido diante de Deus, todos aqueles que até o fim lhe permanecem fiéis.

18 DE FEVEREIRO

SÃO SIMÃO—BISPO