Santa Veridiana nasceu em 1182, no castelo de Florença. De família nobre, embora decadente, não dispunha de muitos recursos financeiros e levava uma vida muito simples. Convidada  para ser administradora dos bens de um parente, que era muito rico,  aceitou o cargo,  porque viu nesse trabalho a  oportunidade de ganhar dinheiro para  praticar a caridade e ajudar  os mais pobres. Algum tempo depois,  a titulo de penitência,  fez uma peregrinação ao túmulo de  São Tiago de Compostela e,  na volta decidiu entregar-se a uma vida de reclusão  e solidão.  A fim de continuar gozando de sua companhia, seus conterrâneos construíram  uma cela perto do Oratório de Santo Antônio e, nessa cela, ela viveu durante 34 anos. Por uma pequena janela participava da missa, falava com as  visitas e recebia alimento. Era muito procurada e a todos ajudava com  orações e conselhos. A vida de Santa Veridiana  foi marcada pela oração, fidelidade a Cristo e serviço aos pobres. Foi contemporânea de grandes santos, como Santa Clara, Santo Antônio de Pádua e  São Francisco de Assis que, segundo uma tradição, visitou-a no ano de 1221 e admitiu-a na Ordem Terceira Franciscana. Santa Veridiana viveu num tempo em que a Igreja estava bastante  voltada para as questões temporais, chegando em alguns momentos a perder de vista sua missão espiritual e evangelizadora. Entretanto, ao contrário de outros que, inconformados com essa situação, optaram pelo caminho do cisma e das heresias, ela  permaneceu fiel  a Cristo e à sua Igreja e, ao lado de  outros santos de sua época, empenhou-se  com toda força pela volta da Igreja à missão que lhe havia sido conferida pelo próprio Cristo. Contam que no dia de sua morte, ocorrida em  primeiro de  fevereiro de 1242, os sinos do Castelo de Florença repicaram  sem que ninguém os tivesse tocado. Logo após sua morte, foi aclamada pelo povo como santa. Santa Veridiana é  muito venerada na  Itália, especialmente na Toscana. Seu culto foi aprovado pelo Papa Clemente VII,  no ano de 1533.

Hoje, nesse mundo sequioso de riqueza e poder, Santa Veridiana que não se apegou aos   bens materiais e optou por uma vida de simplicidade  e de serviço aos mais pobres, nos convida a estarmos atentos às necessidades, especialmente dos mais simples  e carentes, a fazer a partilha   com os que têm menos ou nada têm,  a abrir o coração para acolher aqueles que nos procuram, buscam em nós uma presença amiga, e de nós esperam  palavras de ânimo e conforto.

01 DE FEVEREIRO

SANTA VERIDIANA