Santa Inês nasceu na cidade de Praga, em 1208, filha de Otocaro I, rei da Boêmia, e de Constança da Hungria, sendo portanto parente de Santa Isabel da Hungria.  Santa Inês foi educada pelos monges cistercienses e, desde cedo, resolveu consagrar-se inteiramente a Deus. Jovem e bonita, teve muitos pretendentes, mas seus planos de vida eram outros, e por isso a todos os pretendentes ela recusou a mão. Pedida em casamento pelo imperador da Alemanha,  Frederico II,  que havia ficado viúvo, e  que era considerado um dos homens  mais poderosos do século XII,  ela rejeitou o pedido, alegando que já se havia consagrado a Cristo. Tendo em vista  as pressões para que  aceitasse casar-se, Inês entregou-se mais ainda às orações  e pediu a ajuda do  Papa Gregório IX que a  apoiou e  conseguiu convencer Frederico II a desistir do casamento. Livre para seguir seu caminho,  Santa Inês desfez-se de sua fortuna  para dedicar-se de corpo e alma ao serviço dos mais pobres e humildes para os quais construiu um hospital. Fundou também dois conventos, sendo um para os Franciscanos e outro para as  irmãs Clarissas, com o nome de convento de São Salvador. Para este,  Santa Clara de Assis que nutria por Santa Inês de Praga uma profunda e fraterna amizade, enviou cinco religiosas. Em 1234 Inês ingressou  nesse Convento onde, algum tempo depois, com muita relutância,  aceitou o cargo de abadessa para o qual fora eleita. Santa  Inês de Praga foi uma mulher de muita oração  e ao mesmo tempo uma mulher ativa e  preocupada com os problemas de sua época.  Sua santidade foi coroada com o dom de milagres.  Morreu no dia dois  de março de 1282.

O mundo de hoje, ávido de riqueza e de prestígio, tem enorme dificuldade para entender a opção de alguém que, tendo a oportunidade de viver no fausto e na opulência,  escolhe uma vida de simplicidade e total despojamento. O mundo de hoje, sedento de poder e de autoridade, tem dificuldade de entender a opção de alguém como Inês que, tendo um reino à sua disposição e milhares de  súditos a seus pés, prefere  viver como uma humilde serva aos pés de Jesus e, na pessoa dos últimos e deserdados da sociedade, servir a Jesus Cristo, o verdadeiro Rei do Universo.

02 DE MARÇO

SANTA INÊS DE PRAGA