São Cirilo, Bispo e Doutor da Igreja,  nasceu por volta do ano  315, filho de pais cristãos. Estudou em Jerusalém e, no ano 345, ordenou-se sacerdote. Dedicou-se com o maior empenho à pregação da Palavra e ao ensino do catecismo aos que se preparavam para o Batismo. No  ano 350,  foi sagrado  bispo de Jerusalém. Viveu num tempo de muitas heresias que, se por um lado prejudicaram a evangelização, por outro lado motivaram o surgimento de grandes pastores, teólogos e pregadores. Por ter aderido à doutrina do Concílio de Nicéia e  ter sido  um dos mais ardorosos defensores da  fé contra os ataques do arianismo, heresia que negava a natureza divina de Jesus, ele foi perseguido e por três  vezes foi desterrado pelos imperadores Constâncio e Valente. Seu último exílio foi particularmente doloroso, e por 11  anos ele vagou por cidades da Ásia. Somente alguns anos  depois,  em 362, quando Constâncio morreu, e Juliano, o Apóstata, assumiu o trono, Cirilo pôde voltar para Jerusalém. Em 381 ele  participou do III  Concílio Ecumênico de Constantinopla que  reconheceu a legitimidade de seu episcopado. A obra que lhe valeu o título de Doutor da Igreja, são as suas 24 Catequeses. Trata-se, na verdade, de  discursos pronunciados por ele na Basílica do Santo Sepulcro, no início de seu episcopado e que foram  publicados graças a cópias taquigrafadas por um ouvinte. Esses escritos nos quais ele expõe a verdadeira doutrina da fé e os ensinamentos da Sagrada Escritura, chegaram até nós, e  alguns deles foram traduzidos em português. Além de dar uma exposição clara da doutrina cristã,  são importantes, porque através deles podemos saber como no século IV os cristãos de Jerusalém  se preparavam para a primeira eucaristia e  recebiam a comunhão. São Cirilo faleceu no dia 18 de março do ano 386 e foi canonizado em 1882.

          Hoje, nesse mundo onde a fila  dos que comungam aumenta a cada dia, mas é cada vez menor a fila dos que se comprometem com a justiça e a fraternidade, São Cirilo que muito se preocupou  com a preparação para a primeira comunhão, nos convida a rever nossa catequese e nosso conceito de Eucaristia.  Eucaristia, mais que  privilégio, é compromisso com Deus e com o irmão por causa de Deus.  Assim como ninguém pode amar a Deus que não vê, se não ama o irmão que vê, ninguém pode comungar o Corpo de Cristo, se não estiver disposto a comungar  o corpo do irmão.

ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR DA BAHIA

BRASIL

São  Pedro

Paróquia de

18 DE MARÇO

SÃO CIRILO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA

FONTE: LIVRO SANTIDADE ONTEM E HOJE, POR ZÉLIA VIANNA, PUBLICADO PELA PARÓQUIA DE SÃO PEDRO

SANTO DO DIA (voltar)