São Segundo nasceu na Itália, na segunda metade do século IX. Os fatos verdadeiros referentes à sua vida misturam-se com fatos antigos e lendários. De acordo com a lenda, ele era um jovem de família rica e nobre. Admirador do heroísmo dos mártires cristãos, costumava visitá-los em suas celas, nos cárceres de Asti.  Foi por ocasião de uma dessas visitas que São Calógero de Bréscia teve oportunidade de falar-lhe demoradamente de Jesus e da proposta  cristã. Algum tempo depois São Segundo, que era amigo de Saprício, prefeito da cidade, foi com ele a Tortona a fim de participar do processo de São Marciano, que estava sendo acusado de professar o cristianismo. Tocado pelo  testemunho de São Marciano, São Segundo deu o passo decisivo para a sua conversão que se completou por ocasião de uma viagem sua  a Milão onde encontrou os santos Faustino e Jovita, que estavam presos. Diz uma piedosa lenda que ele foi ao cárcere a mandado de um anjo que, em sonho, lhe teria  dito ser lá o lugar do seu batismo. A água para esse sacramento teria vinda de uma nuvem e  logo após uma pomba lhe teria trazido a comunhão. Em seguida Faustino teria dado as sagradas espécies a  São Segundo para que este as levasse a  São Marciano que se encontrava prisioneiro. Quando Saprício, o prefeito, descobriu que o amigo havia se convertido, procurou por todos os meios fazê-lo renegar a fé cristã, mas não conseguindo, ordenou que ele fosse preso, torturado e em seguida decapitado. São Segundo morreu no dia 30 de março. É um santo que goza de muita popularidade  no norte da Itália e é o padroeiro as cidades de Asti e Ventimiglia.

No seu tempo Jesus contou muitas parábolas para transmitir ensinamentos aos discípulos e falar ao povo de  realidades de ordem superior. Essa época passou, mas as  histórias, sejam elas verdadeiras ou apenas narrações alegóricas, continuam trazendo para nós preciosas lições de vida. Partindo desse princípio, não fica difícil entender que mais importante que  determinar o que há de real e de lendário na vida de São Segundo, é acolher a  mensagem que ele nos transmite:   vale a pena assumir a nossa fé, vale a pena praticar a  solidariedade e a caridade cristãs,  vale a pena dar  vida pelo Reino,  quando o preço é a salvação,  é a vida eterna com Deus.

29 DE MARÇO

SÃO SEGUNDO