Há na Igreja 40 santos com o nome de Teodoro ou Teodora. O santo que celebramos hoje nasceu em Sicea,  na  Galácia, na metade do século VI. Segundo se conta, ele  nasceu de um parto dificílimo sob a proteção de São Jorge  que durante toda a vida ele venerou e considerou,  como seu guia e  protetor. Embora a mãe não estivesse muito de acordo, e até tentasse impedir seus gestos e atitudes piedosas, conta-se que,  aos oito anos de idade, ele já deixava a casa e as diversões da época para se entregar à oração na capela de São Jorge. Já mais crescido, a fim de afastar-se do barulho do mundo e voltar-se inteiramente para Deus, cavou uma gruta  sob a capela, e nesse lugar passou muitos anos.  Muito magro e pálido, vivendo quase que sepultado naquela gruta, terminou por despertar a curiosidade do povo da cidade. O bispo da vizinha cidade de Anastasiópolis  chamou-o para perto de si e, embora sem ter Teodoro alcançado a idade canônica, ordenou-o sacerdote. Como  sacerdote, Teodoro intensificou mais ainda sua vida de oração e penitência. Foi  em peregrinação à Terra Santa, visitou mosteiros e as pequenas celas dos eremitas que viviam no deserto. Por fim tomou o hábito religioso e, junto com outros companheiros, fundou uma comunidade, colocando-a sob a proteção de São Jorge. Mais tarde, embora contra a vontade, foi eleito  bispo de Anastasiópolis. Levou dez anos como bispo e dez anos pedindo para ser substituído. Com  a realização desse desejo, que só aconteceu após a  intervenção do Imperador e do Patriarca de Constantinopla, ele pôde  finalmente  voltar à sua pequena cela de monge.   Não conseguiu, entretanto, ficar sozinho, uma vez que uma verdadeira multidão de devotos o procurava para lhe pedir  orações e bênçãos. São Teodoro morreu no ano 613.

Hoje, São Teodoro cujo nome significa “dom de Deus”, nos convida a refletir sobre o primeiro e grande dom de Deus à humanidade, que é o dom da vida. É verdade que a  viagem da vida  é longa para alguns e curta para outros, mas  qualquer que seja o tempo de sua duração,  o que importa é que a vivamos intensamente, que aproveitemos o tempo que nos é concedido para plantar sementes de bondade e fraternidade,  que sejamos na vida, um dom de Deus para o irmão.

20 DE ABRIL

SÃO TEODORO