Santo Anselmo, bispo e doutor da Igreja, nasceu no ano 1033, em Piemonte, Itália, no  seio de uma família nobre, e foi educado pelos monges beneditinos. Muito jovem ainda quis abraçar a vida contemplativa, mas desistiu devido à forte oposição do pai que queria que o filho primogênito seguisse seus passos. Anselmo sofreu muito, chegou a adoecer, mas nem isso fez o pai ceder. Depois de restabelecido, Anselmo  passou a freqüentar a sociedade e a gozar dos prazeres que o dinheiro e a posição social lhe proporcionavam. Aos 20 anos, após a morte da mãe, ele abandonou a casa paterna e, em busca de maiores conhecimentos,  viajou para a França sem intenção de voltar. A fim de completar sua formação científica foi para o célebre mosteiro de Bec, na Normandia. Mas a antiga chama continuava acesa, e aos  27 anos ele decidiu tornar-se monge. Ingressou na Abadia de Bec, na Normandia, disposto a viver uma vida simples, austera  e despojada. Suas virtudes e competência logo o fizeram abade do mosteiro, cargo que ocupou aos 30 anos de idade, tendo como norma de governo, bondade e mansidão. Em 1093 foi nomeado bispo de Cantuária e Primaz da Inglaterra. Santo Anselmo foi um reformador da vida monástica,  um grande pregador e mestre de teologia. No início, seu jeito austero de viver despertava antipatia nas pessoas, mas logo seu espírito moderado e  sua amabilidade acabavam por conquistar a simpatia de  todos, inclusive dos que lhe faziam oposição. Inteligente e piedoso, aproximou-se dos mistérios cristãos com a inteligência e com o coração.  É considerado o fundador da ciência teológica no Ocidente. Santo Anselmo é autor de várias obras, sendo a mais conhecida o “Minológio” que trata do modo de meditar as razões da fé.  Por causa de sua posição em defesa da Igreja, enfrentou  as hostilidades de Guilherme, o Vermelho, e de Henrique I, e por duas vezes  foi parar no exílio até que a situação se acalmasse. Santo Anselmo morreu no dia 21 de abril de 1109.

Aos que no mundo de hoje só acreditam no que podem ver, tocar e comprovar, aos que hoje julgam que  os prazeres mundanos, a ciência e a tecnologia são capazes de responder a todos os questionamentos e problemas existenciais do ser humano, Santo Anselmo,  que se aproximou de Deus com a inteligência e com o coração,  convida a buscar em Deus o verdadeiro sentido da vida. Aos que hoje precisam ver para crer, ele convida a rezar, como tantas vezes o fez: “Fazei Senhor, que eu sinta com o coração o que toco com a minha inteligência. Não quero compreender para crer, mas crer para compreender”.

21 DE ABRIL

SANTO ANSELMO