São Marcos,  o autor do segundo Evangelho, é hebreu de origem. Nasceu de família abastada, provavelmente fora da Palestina. Ele é citado dez vezes nos livros do Novo Testamento, ora  com o nome hebraico de João, ora com o nome romano de Marcos, ora ainda com o nome de  João Marcos. Mas a opinião quase unânime é que se trata de uma só pessoa, ou seja, de Marcos,  primo de Barnabé e filho de uma mulher  chamada Maria, em casa de quem os primeiros cristãos se reuniam em Jerusalém, e onde Pedro se refugiou após a misteriosa  libertação da prisão. São Pedro o chama de “meu filho” e fez algumas viagens com ele a Roma, e foi nessa cidade, ao que  tudo indica, que  Marcos escreveu seu Evangelho. Marcos  não fez  parte do grupo dos Doze, mas  ficou conhecido entre os primeiros cristãos como  o intérprete de Pedro, porque escreveu tudo aquilo que ouviu dele.  Além da familiaridade com Pedro, Marcos teve uma larga convivência com Paulo, com quem se encontrou pela primeira vez na ocasião em que Paulo e Barnabé  foram a Jerusalém, levando a generosa coleta oferecida pela comunidade de Antioquia. São Marcos participou da primeira viagem missionária de Paulo, mas não permaneceu até o fim. Segundo o Livro dos Atos, depois da evangelização de Chipre, quando Paulo viajou para a  Ásia Menor, a fim de pregar às populações pagãs do Tauro, Marcos se separou de Paulo e Barnabé  e voltou para Jerusalém. Mais tarde, quando Paulo ficou prisioneiro em Roma, ele voltou a ficar ao seu lado. É São Paulo quem dá a última informação sobre ele, na carta que escreve a Timóteo: “Traga Marcos com você. Posso precisar de seus serviços”. Marcos morreu provavelmente no dia 25 de abril do ano 68, segundo alguns, de morte natural. Segundo outros, no dia 24 de abril  ele foi arrastado pelas ruas de Alexandria, amarrado com cordas ao pescoço e jogado no cárcere, sendo submetido ao mesmo castigo no dia seguinte, até morrer.

Quando Marcos escreveu seu Evangelho tinha, como objetivo, dar uma resposta  clara e concreta à pergunta  que as comunidades de seu tempo faziam: “Quem é Jesus?” Passados mais de 20 séculos a pergunta continua: Quem é Jesus  para nós? Um sábio? Um filósofo? Uma energia? Um grande profeta? Responderemos certo se dissermos que ele é o Cristo, o filho do Deus Vivo, que por  nos amar com um amor que supera todo nosso entendimento, veio armar sua tenda entre nós  e assumir nossa humanidade para que pudéssemos  partillhar da sua divindade.

25 DE ABRIL

SÃO MARCOS