São João Nepomuceno, presbítero e mártir,  nasceu por volta do ano 1330, na cidade de Nepomuk, Boêmia, na Checoslováquia. Era de família pobre e quando nasceu seus pais já eram de idade avançada. O seu nome João era uma homenagem a São João Batista que, tal como ele, nasceu também de pais idosos. São João Nepomuceno estudou na Universidade de Praga onde se formou em Direito Canônico  e em Teologia. Ordenado sacerdote, logo se distinguiu por sua santidade de vida e por sua eloquência. Foi então nomeado pregador da Corte do rei Venceslau IV. A rainha, que era uma mulher extremamente virtuosa, mas  que sofria muito com o comportamento do marido, escolheu-o para confessor e orientador espiritual. O rei era um homem cético, materialista, preguiçoso,  dado a bebedeiras,  imprevisível, sanguinário e tão violento que certa  vez mandou queimar o cozinheiro, apenas porque este havia deixado tostar demais a asa de um frango. E quando João Nepomuceno protestou contra este ato desumano, o rei simplesmente mandou prendê-lo. A certa altura o rei começou a duvidar de tudo e de todos  e até, sem o mínimo fundamento,   da fidelidade da esposa, a imperatriz Joana, que era filha de Alberto da Baviera. Venceslau IV  tentou  obrigar João Nepomuceno  a  contar o que a rainha lhe dizia em confissão. Não conseguindo arrancar do santo o que pretendia, mandou prendê-lo e torturá-lo. São João Nepomuceno teve os ossos desconjuntados e os membros dilacerados, mas não cedeu às pressões de Venceslau. A rainha conseguiu que ele fosse libertado e curou-lhe as feridas, mas  o rei não desistiu de seu propósito. Impaciente e irritado, porque não conseguia fazer o santo falar,  mandou que o lançassem de cima da Ponte de Praga, nas águas do rio Moldava, o que foi feito na calada da noite. João Nepomuceno morreu em 1393, no dia da vigília da festa da Ascensão do Senhor, mas o sigilo do sacramento da confissão ou penitência foi guardado. João Nepomuceno foi canonizado em 1729.

No mundo de hoje onde as promessas e juramentos não são levados a sério, onde os segredos são levianamente usados para alimentar fofocas e maledicências, onde se trai a   confiança do outro  sem o mínimo pudor, onde, para continuar  mantendo suas posições, cargos e privilégios as pessoas se esquecem das promessas feitas, é importante  refletir sobre a vida de São João de Nepomuceno, um homem  que preferiu morrer a trair sua consciência,   seu compromisso de sacerdote.

16 DE MAIO

SÃO JOÃO NEPOMUCENO