Santa Maria Madalena de Pazzi nasceu em 1566 na Itália, com o nome de Catarina de Pazzi, numa das mais  importantes famílias de  Florença. Catarina nasceu e viveu num ambiente opulento e festivo, num século rico de acontecimentos na história civil, religiosa e artística da Itália, mas também  assinalado por uma enorme florescimento de santos. Decidida a consagrar-se totalmente a Deus, muito cedo Catarina mostrou-se avessa às diversões mundanas. Teve o privilégio, até então raro, de fazer a primeira comunhão aos dez anos de idade. Aos 18 anos entrou no  convento das carmelitas, considerado o mais austero de Florença,  e foi nessa ocasião que mudou o seu nome para Maria Madalena. Santa Maria Madalena foi durante toda sua vida um instrumento dócil da graça divina. Durante cinco anos foi duramente provada na fé, na esperança e na caridade, atravessando todos os estágios de uma vida mística, do êxtase à morte dos sentidos, da contemplação à aridez espiritual. Ela foi visivelmente associada à paixão de Cristo com o aparecimento de estigmas e outros fenômenos místicos. Três irmãs da Ordem, por determinação de seu orientador espiritual transcreveram  suas revelações. O livro intitulado “Contemplações”  e escrito de modo excepcional é considerado um importante tratado de teologia mística, ao tempo em que revela o itinerário espiritual da santa. Ela também  participou da situação histórica e social de seu tempo, escrevendo cartas muito corajosas ao Papa, cardeais, bispos e príncipes, nas quais chamava a atenção para os males que afligiam a Igreja e para os erros e deficiências de seus pastores e fiéis. Passou por muitos sofrimentos e entre eles o de ter seu corpo martirizado por feridas dolorosíssimas. Contudo, mesmo quando as dores se tornavam insuportáveis, ela encontrava forças para repetir as palavras que eram para ela uma norma de vida: “Padecer e não morrer”. Santa Maria Madalena morreu no dia 25 de maio de 1607, no convento de Santa Maria dos Anjos, em Florença. Foi canonizada em 1669.

Hoje Santa Maria Madalena de Pazzi que teve, à sua disposição, uma vida fácil de festas e riquezas, mas que optou por uma vida de silêncio e de serviço ao Reino de Deus, e  encontrou Jesus no sofrimento e na dor, nos recorda que existem muitas maneiras de caminhar, mas  só há um caminho que conduz  à felicidade. É o que passa pela opção radical àquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida.

29 DE MAIO

SANTA MARIA MADALENA DE PAZZI