13 DE JUNHO

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa, nasceu em Lisboa, em 1195, com o nome de Fernando de Bulhões. Cedo manifestou o desejo de ser padre, contrariando a vontade do pai que desejava vê-lo seguindo a carreira militar. Fernando entrou para a  Ordem dos Agostinianos, mas um dia, ao receber no mosteiro alguns padres franciscanos, decidiu tornar-se  franciscano.  Em 1220 ordenou-se padre. Desejava ir, como missionário, para a África e chegou a viajar para Marrocos, mas como tinha a saúde frágil, após três meses, doente e frustrado, foi obrigado a tomar o navio de volta para Portugal. Uma violenta tempestade desviou o navio,  que ancorou no sul da Itália. Daí, a convite de frei Graciano foi para o norte da Itália, e depois  para a França onde morou por algum tempo. Ao retornar desse país, fixou-se em Pádua.  Antônio gostava  da vida simples e, no início, foi um obscuro cozinheiro. Um dia, porém, seus superiores descobriram seus extraordinários dotes oratórios e o enviaram pela França e Itália, para pregar a Palavra de Deus e combater os erros doutrinários de seu tempo. Essa missão foi exercida  com tamanho  vigor e eficiência que ele foi apelidado de  “O  Martelo dos Hereges”. Apesar de ser considerado um dos maiores pregadores da época,  o que ele gostava mesmo era do contato com o povo, e nunca hesitava em tomar o partido dos mais fracos,  contra a exploração e tirania dos poderosos. Por ser um profundo conhecedor da Sagrada Escritura foi apelidado de  “Arca do Testamento”. Antônio viveu 25 anos em Portugal e  11 entre Itália e França. Morreu no dia 13 de junho de 1231, no convento de Arcella, no momento em que suas pregações atingiam o auge, inclusive com forte conteúdo social. Antes de completar um ano de sua morte,  foi canonizado pelo Papa Gregório IX e, em  1946, o Pio X o proclamou Doutor da Igreja. Santo Antônio é invocado pelo povo como santo casamenteiro e para achar objetos perdidos. Sua popularidade no Brasil  deve-se aos franciscanos portugueses.

Hoje  com Antônio, o português de Lisboa que virou italiano de Pádua, o franciscano de Pádua que virou santo, e o santo que virou cidadão do mundo, aprendemos algumas lições: mais essencial que partilhar o pão material, que recuperar objetos perdidos, que romper as duras  prisões, é  lutar por uma sociedade onde todos possam ganhar o próprio sustento; é ajudar o povo a recuperar sua dignidade de cidadão; é destruir as algemas do individualismo; é abrir as portas das prisões políticas e econômicas que imobilizam os pobres e os  impedem de serem agentes de seu próprio destino.