São Justino nasceu no ano 103, na cidade de Siquém, Palestina, numa família pagã e foi um dos homens mais célebres do século II. De espírito inquieto, procurou a verdade em todas as correntes filosóficas de seu tempo. Dedicou-se ao estudo do pensamento de Platão  e no platonismo chegou um dia a pensar haver encontrado respostas para seus questionamentos  espirituais e intelectuais.  Mas foi através da amizade, dos pensamentos e do exemplo de vida de um velho e desconhecido sábio de Cesaréia que Justino descobriu o Deus verdadeiro. O encontro com o velho sábio ocorreu quando ele estava com 30 anos de idade, e esse encontro marcou definitivamente  sua  vida.  Convencido de que somente o Deus de Jesus Cristo seria capaz de dar uma resposta às exigências mais profundas da alma humana, Justino aderiu entusiasticamente ao cristianismo, tornando-se um dos maiores propagadores da mensagem  do Evangelho.. Considerado o primeiro filósofo cristão,  embora não fosse sacerdote,  escreveu duas obras denominadas Apologias, através das quais fez a defesa do pensamento cristão. De sua  numerosa obra, a mais conhecida é o “Diálogo com Trifão”, na qual ele oferece ricas informações  sobre os ritos e administração dos sacramentos na Igreja primitiva. Essas informações foram escritas não em nível de argumentação filosófica, mas a partir do testemunho de vida da comunidade cristã à qual ele pertencia.  Corajoso, Justino chegou também a escrever um memorando ao imperador de Roma, com o objetivo de desfazer os preconceitos que vinham sendo praticados contra os cristãos.  Por ocasião de uma ida sua a Roma foi denunciado como cristão, preso, e  por haver se recusado firmemente a renegar a fé cristã, foi condenado à morte, flagelado e decapitado. Esses fatos aconteceram no ano 167, por ocasião da  feroz perseguição do imperador Marco Aurélio aos cristãos,  e podem ser comprovados, através das atas autênticas de seu martírio, conservadas até os dias de hoje.

O caminho feito por São Justino é o mesmo percorrido  por uma infinidade de homens e mulheres que,  inquietos e insatisfeitos,  buscam nas   religiões,  nas correntes filosóficas e  práticas esotéricas,  respostas para suas  perguntas e angústias existenciais. Onde está a verdade? Onde mora a  felicidade? A resposta encontrada por São Justino é a mesma para todos os homens de ontem, hoje e amanhã: em Jesus Cristo, o único Caminho, a única Verdade, a única e verdadeira Vida.

01 DE JUNHO

SÃO JUSTINO