Luís Gonzaga nasceu em  Mântua, Itália, no dia nove de março de 1568. Era o filho primogênito do comandante do exército imperial, o marquês de Castiglione, e recebeu  da mãe uma cuidadosa educação cristã. Aos  cinco anos, com o pai que desejava vê-lo  seguindo  a carreira militar, Luís começou a se familiarizar com as roupas, as armas e o linguajar rude dos soldados. Mas contrariando os desejos do pai, ele não quis seguir a carreira militar. Aos 12 anos, após receber a comunhão das mãos de São Carlos Borromeu, decidiu  entrar na Companhia de Jesus. Alguns anos foram necessários para vencer a resistência do pai que,  para fazê-lo desistir da idéia, enviou-o a conhecer várias Cortes da Itália em que a vida era de banquetes, desfiles, caçadas e festas. Luís não se rendeu aos caprichos das Cortes por onde andou, e continuou  fiel à sua opção de oração, penitência e pureza de vida. Aos 17 anos obteve o consentimento paterno, renunciou à herança e aos direitos de primogenitura  e  entrou para a Congregação dos Jesuítas,  fazendo o noviciado sob a orientação de São Roberto Belarmino. No convento nunca se prevaleceu   de sua origem  nobre. Ao contrário, escolhia  as tarefas mais humildes, e a elas se dedicava com alegria e muito zelo. São Luís Gonzaga  era afável e delicado, dotado de uma grande energia de caráter, mas  ao contrário do que alguns ainda pensam, tinha um  temperamento forte que   só conseguia dominar  à custa de uma intensa vida de oração e penitência. Ele trabalhava muito, comia pouco e assim mesmo as coisas de que menos gostava Jejuava sistematicamente três vezes por semana e nas  vésperas das grandes festas. Quando em 590 uma epidemia de peste atingiu a cidade de Roma, ele foi de uma abnegação extremada para com as vítimas da doença. Contagiado pela peste, e muito fraco em virtude  das penitências que fazia,  não resistiu,  e morreu  em Roma,  aos 23 anos, no dia 21 de junho de 1591. Em 1604, São Luiz Gonzaga foi declarado beato e sua mãe, ainda viva,  pôde venerá-lo como tal. Em 1724 foi canonizado pelo Papa Bento XIII  e declarado Patrono da Juventude.

Vivemos numa sociedade que tem dificuldade de  ver na busca de uma vida pura e de uma entrega radical a Deus, uma dimensão maior da realização humana. Mas hoje  São Luiz Gonzaga, que  compreendeu que a  pureza só tem sentido se tiver como motivação o amor,  nos   convida  a abrir o coração para a realidade do amor de Deus que se manifesta em Jesus Cristo  e que nos faz sair de nós mesmos  e nos  orienta para o compromisso com o próximo e com o mundo.

21 DE JUNHO

SÃO LUÍS GONZAGA