São José Cafasso nasceu na diocese de Ásti, em 15 de janeiro de 1811. De família cristã, desde cedo mostrou inclinação para a oração e para as obras de misericórdia. Ordenou-se  padre secular aos 22 anos de idade e, três anos depois, já era professor de Teologia Moral no Seminário de Turim. Tempos depois, sucedeu ao fundador do colégio na direção do mesmo. Fez da Igreja de São Francisco de Assis uma igreja modelo em todos os sentidos e formou  o  clero do Piemonte à luz da espiritualidade de São Francisco de Sales e de Santo Afonso de Ligório. Foi professor de São João Bosco e sobre ele exerceu profunda influência, e  embora os dois se dessem muito bem, São João Bosco, com seu temperamento alegre e exuberante,  pôs muitas vezes à prova a paciência de São José de Cafasso, que era uma pessoa mansa,  estudiosa e  reflexiva. Foi José de Cafasso, que tinha uma devoção muito grande a São Francisco de Sales, que influenciou, orientou e até ajudou financeiramente Dom Bosco, na fundação das obras salesianas. São José de Cafasso viveu uma vida pobre, humilde e penitente, comendo muito pouco e apenas o estritamente necessário, chegando inclusive a se privar de coisas essenciais para ajudar os outros. Gostava de dedicar várias horas do dia à meditação, diante do Santíssimo Sacramento. Foi ótimo confessor e excelente diretor espiritual. Bom pregador, sabia falar para os mais diversos auditórios. Seu  zelo pastoral atingia a todas as pessoas, em especial as que se encontravam nas prisões e condenadas à morte. Em Turim era conhecido como "o padre da forca", porque ao lado de todo condenado à morte, lá estava ele, dando assistência com sua figura muito magra e encurvada, por causa de um desvio na coluna dorsal. Muito devoto de Nossa Senhora da Consolação, morreu num dia de sábado, a 23 de junho de 1860, com 49 anos de idade. Foi declarado santo em 1947. É o patrono dos encarcerados e dos condenados à morte.

Vivemos num mundo onde o povo tem sede de Deus, mas os recursos financeiros e humanos para a evangelização são escassos.  Hoje é São José de Cafasso, o santo que não se contentou em ser uma presença forte e amiga junto aos rejeitados da sociedade, mas ajudou Dom Bosco a  realizar a grandiosa obra salesiana, que nos convida a experimentar a alegria de partilhar e nos assegura que tão importante quanto anunciar o Evangelho é abrir caminhos e criar condições para que outros o façam. Como se diz,  quem colabora com a evangelização tem mérito de evangelizador.

23 DE JUNHO

SÃO JOSÉ CAFASSO