Bento XI nasceu em Treviso, Itália, no ano de 1240, com o nome de Nicolau Boccasini. De família pobre, sua mãe era lavadeira dos frades dominicanos, e  foi exatamente essa ocupação que favoreceu seu ingresso na Ordem de São Domingos.  Nicolau Boccasini  entrou na Ordem aos 17 anos e completou os estudos na cidade de Milão. Ordenado padre, voltou para Treviso onde desempenhou, no próprio convento, a função de professor. Distinguiu-se pela mansidão de caráter, humildade, piedade e pureza de vida. Em 1826 foi eleito Provincial da Ordem Dominicana na região da Lombardia e dez anos depois foi nomeado  Superior Geral dos dominicanos. Realizou uma das tarefas  mais difíceis no seu tempo que foi a de conseguir uma trégua entre o rei da Inglaterra, Eduardo I, e o rei da França, Filipe, o Belo.  Por causa do sucesso dessa missão, e para premiar a Ordem Dominicana por sua adesão incondicional ao Pontífice, que havia sido esbofeteado por Guilherme de Nogaret, emissário de Filipe, o Belo, fato que ocorreu na presença do próprio Nicolau Boccasini, o Papa Bonifácio VIII nomeou-o cardeal. Quando o Papa Bonifácio faleceu, os cardeais o elegeram como seu sucessor, julgando  que por ser ele um homem conciliador, seria a pessoa indicada para resolver o  conflito que se havia estabelecido entre o Vaticano e a França. Nicolau Boccasini  recebeu o nome de Bento XI e correspondeu plenamente às expectativas de todos. Preferindo residir em Perúgia, a fim de ficar distante dos tumultos, mesmo assim não conseguiu livrar-se do ódio dos inimigos. Um dia, após haver provado um figo fresco, provavelmente envenenado, sentiu-se mal. Sentindo a proximidade da morte mandou  escancarar as portas de sua residência para conceder sua última audiência e abençoar o povo. Bento XI governou a Igreja de 22 de outubro de 1303 a sete de julho de 1304. Entre os atos de seu pontificado, está o decreto de obrigatoriedade da confissão ao menos uma vez por ano.

Para esse nosso mundo, marcado por guerras insensatas e competições desleais, São Bento XI,  que não se deixou abater pelas perseguições, mas mostrou-se  firme na defesa das verdades da fé, conciliador  nas disputas  e sensível às necessidades da população,  especialmente da mais simples e pobre,  oferece um pensamento:  Embora haja uma diferença radical entre a carne e o espírito,  o homem é carne e espírito numa unidade profunda  e indissolúvel e  por isso nenhuma realidade humana, seja ela social, econômica ou política, pode ficar fora da ação evangelizadora da Igreja.

07 DE JULHO

SÃO BENTO XI