Santo Aarão nasceu no Egito. Não existem quaisquer outros  documentos sobre Aarão e tudo o que se sabe sobre ele, está na Bíblia. É  citado nos  cinco primeiros livros da Bíblia (Pentateuco), em dois trechos da Carta aos hebreus, quando  São Paulo escreve sobre o significado e extensão do sacerdócio de Cristo, e  no Livro do Eclesiástico onde o autor, Jesus Ben Sirac, lhe dá especial importância, colocando-o no rol dos homens ilustres. Aarão, a quem Moisés consagrou e ungiu com óleo santo, era sacerdote da tribo de Levi e irmão carnal de Moisés, de quem foi grande colaborador e com quem assumiu a missão de pedir ao Faraó do Egito a saída do povo hebreu daquele país. Foi  Aarão que susteve, em Hur, os braços de Moisés, quando este orava, enquanto Josué combatia  contra os amalecitas.  Ele é considerado um modelo de colaborador privilegiado para a realização do plano de Deus. Para confirmar a  escolha de Aarão como sacerdote supremo, a Sagrada Escritura conta que  Moisés mandou encerrar no tabernáculo as 12 varas das 12 tribos de Israel, após todos concordarem que o sacerdócio supremo deveria ser conferido à tribo cuja vara florescesse. No dia  seguinte, a vara referente à tribo de Levi, que era a de Aarão, apareceu coberta de flores e de frutos, e em  virtude do fato  ele foi declarado pontífice supremo. Morreu após impor os paramentos pontificais a Eleázar, seu filho. A  devoção a santo Aarão é muito grande na Ásia Menor.

Hoje Santo Aarão, que foi “constituído sumo sacerdote em favor dos homens em suas relações com Deus”, como está escrito na carta aos hebreus, nos fala da grandiosa missão do sacerdote: um homem escolhido por Deus e tirado do meio do povo para servir ao povo, para presidir o culto, para perdoar e abençoar o povo em nome do Senhor. Hoje Aarão, o sacerdote supremo dos hebreus,  o homem frágil e pecador, nos recorda que todos nós, apesar de nossos erros e limitações, somos convocados pelo batismo a  participar do sacerdócio de Cristo e a colaborar com Ele  na  realização de seu projeto de amor e expansão do Seu Reino.

01 DE JULHO

SANTO AARÃO