São Pedro Crisólogo nasceu no ano 380 em Ímola, Itália, num tempo marcado pelo proliferação de muitas heresias, mas em compensação pelo surgimento de pastores, teólogos, pregadores e escritores inteligentes e piedosos  que ajudaram a tornar mais viva e consciente a fé cristã. São Pedro Crisólogo foi uma dessas figuras. Recebeu o apelido de “crisólogo”, que significa “o homem da palavra de ouro”, exatamente pela clareza, conteúdo e eloquência de suas pregações. É autor de cerca de 200 sermões, todos de natureza doutrinária e que lhe deram mais tarde o título de Doutor da Igreja. Foi um pastor prudente, lúcido e  seguro. Em suas pregações de cunho popular, bonitas, sem ambigüidades doutrinais, ele explica, de maneira clara e simples, o Evangelho, o credo, o Pai Nosso, dá  exemplos de vida de santos para serem imitados e exalta as virtudes que os verdadeiros cristãos devem praticar. O amor paternal de Deus era um dos assuntos constantes e presentes em suas pregações. São Pedro  Crisólogo era um homem que sabia ouvir.  Escutava, com a mesma solicitude, humildes e poderosos e  nutria um profundo respeito pelo Papa. Viveu em tempos difíceis, com os  bárbaros de um lado, ameaçando e invadindo o império romano e, de outro lado, a Igreja de Constantinopla, contestando e disputando o poder com a Igreja de Roma. Quando, às vésperas do Concílio de Calcedônia, Eutíquio, que era superior de um mosteiro em Constantinopla, lhe pediu a opinião sobre a questão monofisista, isto é, sobre se em Cristo existia apenas uma natureza, São Pedro Crisólogo, prontamente, num claro sinal de respeito e adesão ao Papa e comunhão com a Igreja em Roma, aconselhou-o a procurar o Pontífice, porque para ele, questões de fé deveriam ser discutidas com o Bispo de Roma. São Pedro Crisólogo morreu em Ímola, entre os anos 450 e 451.

No passado São Pedro Crisólogo, o homem da palavra de ouro,  mesmo em meio às maiores controvérsias e heresias, não teve receio de pregar o Evangelho de Jesus e  iluminar com seus sermões e escritos fortes, porém simples e lúcidos, os fatos e situações concretas de seu tempo. Hoje ele nos convida,  através de nossa palavra clara e simples, mas igualmente  convincente, porque coerente com nosso testemunho  de vida, a anunciar o Reino de Deus, que  é mais bonito que a pérola   mais rara e  preciosa,  e que vale mais  que todo o ouro do mundo.

30 DE JULHO

SÃO PEDRO CRISÓLOGO