Inácio de Loyola nasceu na Espanha, de família nobre, no ano 1491. Valente, ousado, decidido e orgulhoso, cedo optou pela carreira militar, alimentando o propósito de sobressair entre seus companheiros de armas. Quando ocorreu  a batalha de Pamplona, durante a qual o castelo de Pamplona foi sitiado pelos franceses, ele já era  capitão. Os outros da  mesma patente quiseram render-se, mas  Inácio se opôs e resistiu bravamente, até que uma bala de canhão o atingiu, fraturando sua perna. Esse ferimento o fez  passar por tratamentos muito dolorosos, aos quais ele, muito vaidoso,  se submeteu sem soltar um único gemido, para não ficar com qualquer defeito físico. Durante a longa convalescença entre os  livros de guerras e feitos militares que uma cunhada lhe levou para ler, havia também livros  sobre a vida de Cristo e de alguns santos. Essas leituras influíram decisivamente na conversão de Inácio cuja vida pode ser dividida em três períodos. De 1491 a 1521, dedicou-se à vida na Corte e à carreira militar. De 1521 a 1540, sua caminhada  foi marcada pela penitência, oração,  pobreza e afastamento do mundo. Foi nesse período que ele fez uma peregrinação à Terra Santa e na volta resolveu estudar em Barcelona. E assim, aos 33 anos, o outrora vaidoso capitão do exército imperial, humildemente se senta ao lado de crianças de dez a doze  anos de idade para estudar latim. Completa os estudos em Alcalá, Salamanca e Paris, e no dia 15 de agosto de 1534, pelas suas mãos e graça de Deus, nasce em Montmartre, Paris, a conhecida Ordem dos Jesuítas que foi confirmada em 1540 pelo Papa Paulo II. De 1540 até o dia de sua morte, Inácio voltou a ser  o capitão, não mais porém  da Companhia Imperial, mas da  Companhia de Jesus. Os  jesuítas são soldados de Cristo, o Papa  é o general supremo, a única glória que deve ser buscada, é a glória de Deus, e as únicas batalhas que devem ser travadas e vencidas, são aquelas em favor do Reino.  Santo Inácio de Loyola morreu em Roma, no dia 31 de julho de 1556.

Hoje Inácio, o  militar arrogante e vaidoso que foi vencido pelo amor de Deus, o homem  destemido que  foi perseguido e  caluniado,  mas não desesperou e tudo suportou  por causa do Evangelho, nos leva a refletir que Deus tem caminhos variados e até mesmo estranhos para chegar ao coração do homem. Que Santo Inácio de Loyola, que conseguiu transformar a dor e a decepção  em uma oportunidade para reavaliar sua vida e assumir um novo modo de viver, nos ensine e nos  ajude a ver nas  dificuldades e nos momentos de crise,  oportunidades para repensar nossa vida e fazer o caminho de volta para Deus.

31 DE JULHO

SANTO INÁCIO DE LOYOLA