Santo Eusébio  nasceu na Sardenha, Itália. De família rica, foi para Roma a fim de estudar Direito  e conseguir um emprego bem remunerado. No ano 310, converteu-se  ao cristianismo e foi batizado, assumindo o nome do Papa que o batizou: Eusébio.  Em 345 foi nomeado bispo da diocese de Vercelli, perto de Milão, no norte da Itália. Muito amigo de Santo Hilário de Poitiers e de Santo Atanázio de Alexandria, destacou-se como um dos principais organizadores da estrutura interna e externa da Igreja recém-saída das perseguições. Em sua diocese formou comunidades nas quais hierarquia e laicato viviam próximos, rezavam e preparavam juntos as atividades pastorais. Esse modelo de vivência comunitária que logo se espalhou por outros lugares, tinha um objetivo claro: evitar que os bispos agissem como donos  da diocese, e os padres e leigos se acomodassem na posição de simples cumpridores de ordens. Durante o tempo em que esteve à frente de sua diocese,  mostrou-se um pastor zeloso, de muitas iniciativas e interessado  não apenas nos problemas da sua Igreja local, mas na vida do Povo de Deus, como um todo. Os primeiros anos de seu episcopado foram pacíficos, porém a partir do ano 350, as dificuldades começaram  a surgir com a ascensão do arianismo, heresia que negava a divindade de Jesus de Nazaré. A essa heresia ele se opôs firmemente e por isso  foi perseguido pelo imperador Constâncio que queria, a todo custo, impô-la à Igreja no Ocidente. Foi  preso, algemado e exilado para a Palestina onde permaneceu por seis anos numa prisão de Citópolis, depois para a Capadócia e  por último, para os desertos de Tebaida, no Egito. Em  351, quando Constâncio morreu, e com ele a ofensiva ariana, Eusébio deixou o exílio,  voltou para o convívio de seus fiéis que muito o amavam e aí morreu no dia primeiro de agosto de 370. Apesar de não ter sido martirizado, foi venerado como mártir pelo povo, pela sua coragem, firmeza e sofrimento  em defesa da fé cristã.

Hoje Santo Eusébio nos brinda  com três  preciosas lições de vida: o  cristão genuíno é aquele que  nunca se curva ante a força e o autoritarismo dos que, movidos pela vaidade e auto-suficiência,  querem fazer de sua verdade pessoal, a verdade do Evangelho; o autêntico missionário é aquele que não receia criar novas práticas e mecanismos para melhor anunciar a mensagem do Reino;  o verdadeiro sacerdote é aquele que vive e trabalha ao lado do povo,  é para ele um pai, um amigo, o sinal da ternura e presença de Deus.

02 DE AGOSTO

SANTO EUSÉBIO DE VERCELLI