São Caetano de Thiene nasceu em 1480, em Veneza, Itália.  De família nobre e rica, foi para Roma a fim de estudar Direito Civil e Canônico.  Inclinado a uma vida de oração, meditação e silêncio, muito cedo mostrou desejo de ser sacerdote, porém muito manso e humilde, atrasou sua ordenação sacerdotal até completar 40 anos, porque não se considerava digno de tocar,  com as mãos, o corpo de Cristo. Extremamente despojado, quando seus pais morreram, ele distribuiu com os pobres e com as obras pias, toda  a fortuna herdada. Atraído por suas virtudes, o Papa Júlio III levou-o  para Roma, como seu  secretário. Em Roma   conviveu com cardeais e bispos famosos, mas sem jamais perder a simplicidade. Quando o Papa morreu,  ele renunciou aos cargos que ocupava e voltou para Veneza. Inconformado com o espírito leviano e dissoluto existente a seu redor, decidiu realizar, de maneira silenciosa, mas profunda, uma reforma de costumes dentro da Igreja.  “Cristo espera e ninguém se mexe”, repetia ele. De Veneza ele foi para Roma, convidado pelo bispo Pedro Carafa que, como ele, era um entusiasta da reforma católica. Das conversas de ambos brotou a idéia de uma Ordem que  se concretizou com o nome de Ordem dos Clérigos Regulares ou Teatinos cuja meta principal era a renovação e santificação do clero.  São Caetano fez uma reforma de baixo para cima, dedicando-se ao apostolado entre os mais pobres e marginalizados de seu tempo,  fundando hospitais e abrindo asilos para velhos. A Congregação foi aprovada pelo Papa Clemente VII, mas, apesar de a idéia da fundação ter sido sua, ele  humildemente se pôs de lado, e seu amigo, o bispo Carafa, foi nomeado  Superior Geral da Ordem. Quando Pedro Carafa  foi eleito Papa, com o nome de Paulo IV,  conservou o espírito da Ordem e assumiu a missão de reformar a Igreja. Caetano de Thiene foi  transferido para Nápoles e aos venezianos que o queriam a todo custo em sua cidade, ele lembrava:  “Deus está em Nápoles, como em Veneza”.  Caetano morreu em Nápoles, aos 67 anos de idade e foi  canonizado em 1671.

Hoje São Caetano de Thiene que, como o fermento na massa, conseguiu que sua iniciante e pequena congregação ajudasse a Igreja a se reformar e a crescer, nos convida a realizar a reforma do mundo e a levedar a  Igreja com o fermento dos valores éticos e as virtudes do Evangelho. Mas como ele tão bem o fez,  essa é uma missão a ser cumprida não de cima para baixo, nem de fora para dentro, mas  a partir da organização e reforma de nosso mundo interior.

07 DE AGOSTO

SÃO CAETANO DE THIENE