São Pio X nasceu em Riese, norte da Itália, em junho de 1835, com o nome de José Melchior Sarto. Era filho de um humilde camponês que morreu, deixando a mulher com dez filhos pequenos para criar. Na ocasião ele   quis afastar-se do seminário para ajudar a família, mas a mãe, que muito incentivava sua vocação,  não permitiu. Estudou no  Seminário de Pádua e em 1858, aos 23 anos, foi ordenado sacerdote. Exerceu inicialmente a função de padre  coadjutor e depois de pároco. Em 1875 foi nomeado cônego em Treviso e diretor espiritual do Seminário. Em 1879 foi nomeado Vigário Geral da Diocese  e em 1884, só por obediência,  aceitou o bispado de Mântua. Em 1893 foi nomeado cardeal  e, três dias depois, foi transferido para Veneza onde ficou como Patriarca. No ano 1903 ele foi eleito Papa , com 55 votos  num total de 60, sucedendo a  Leão XIII. São Pio X era um homem simples, humilde e extremamente perspicaz. Falava com todos, independentemente das regras protocolares. Para ir ao conclave que o elegeu, tomou emprestado o dinheiro para a passagem de ida e volta, convencido de que o Espírito Santo não cometeria “o erro de sugerir seu nome”. Equilibrado, discreto, prudente, corajoso e empreendedor, apesar de pretender uma concepção centralista da Igreja em seu governo, outra coisa não desejava senão ser o humilde servo de todos. O lema de seu pontificado era: “Restaurar todas as coisas em Cristo”. Como Papa promoveu a reforma da música sacra,  a comunhão freqüente para todos os fiéis e trabalhou muito em prol da  organização da Cúria e da fundação de um Instituto Bíblico em Roma. Ficou conhecido por seu amor à Eucaristia e por haver permitido a comunhão para crianças de tenra idade. Gostava de se definir como  um “pobre vigário da roça”. Quando alguém o chamava de santo, ele, aludindo ao seu sobrenome que era Sarto, logo corrigia: "Santo, não, Sarto". São Pio X morreu em 20 de agosto de 1914 e  muitos atribuem sua morte à dor pela notícia da primeira guerra mundial. Foi canonizado em 29 de maio de 1954.

Hoje São Pio X cuja mãe teve um papel essencial em sua vida e vocação, nos convida a uma reflexão  sobre a participação dos pais na vida e vocação dos filhos e sobre a importância da família, como o primeiro celeiro da vocação cristã e principal transmissora dos   autênticos valores evangélicos.

21 DE AGOSTO

SÃO PIO X