São Bartolomeu fazia parte do grupo dos  doze apóstolos que acompanharam Jesus durante sua vida pública. O evangelista João o chama de Natanael, que significa “Dom de Deus”,  e que é seu nome próprio. Os outros evangelistas o chamam pelo nome de família: Bartolomeu ou Bar-Tolmai,  isto é, filho de Tomai. Bartolomeu ou Natanael, era amigo de Filipe  e foi este quem o apresentou a Jesus. A primeira vez que Filipe falou de Jesus a Bartolomeu lhe disse: “Encontramos aquele que foi anunciado por Moisés e seus profetas. É Jesus de Nazaré”. A essa afirmação Bartolomeu respondeu com palavras desconcertantes: “Pode vir algo de bom de Nazaré?”. Essa resposta tem muito a ver com  o fato de Bartolomeu  ser  natural de Caná da Galiléia, cidade distante apenas 14 quilômetros de Nazaré,   e de existir uma grande rivalidade entre as duas cidades. Certa vez Jesus elogiou publicamente Bartolomeu: “Eis aí um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento”. E quando Bartolomeu, admirado, perguntou de onde Jesus o conhecia, este respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, eu te vi, quando estavas sob a figueira”. Tratava-se certamente de um ato íntimo, que ninguém, senão Bartolomeu poderia saber. “ Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”, disse Bartolomeu, e depois  desse diálogo, aderiu inteiramente a Jesus. Não  sabemos muito sobre suas atividades apostólicas, mas segundo uma  tradição ele pregou o Evangelho no Oriente, havendo  divergências apenas quanto aos locais. Em seguida, segundo ainda uma antiga tradição, ele foi para a  Armênia onde  pregou em mais de 12 cidades, chegando a converter o rei Polímio e sua esposa. Essas conversões contudo provocaram inveja nos sacerdotes locais que conseguiram, através de um irmão do rei, uma ordem para matá-lo. Bartolomeu morreu como mártir da fé. Por causa do modo como sofreu o martírio – tiraram sua pele e depois o decapitaram – ele é considerado o padroeiro dos curtidores, carniceiros, e até dos encadernadores que trabalham com peles.

Nos dias de hoje, em que a hipocrisia das atitudes e  a falsidades das palavras permeiam as relações, merece especial atenção o elogio que Jesus fez a  Bartolomeu. De fato, sinceridade nas palavras e  nas ações,  coerência entre o que se diz e o que se faz,  são virtudes indispensáveis aos seguidores de Jesus. Não é sem razão que o povo diz que um dedal de bons exemplos vale mais que um tonel de bons conselhos.

24 DE AGOSTO

SÃO BARTOLOMEU