Santa Dorotéia nasceu em Cesaréia, Capadócia, atual Turquia. Jovem, bonita, rica, bem educada, atraía a atenção de todos pela sua doçura, paciência e humildade. Dorotéia foi uma das primeiras vítimas do  governador Fabrício, quando este recebeu ordens para exterminar de vez o cristianismo.  Embora pouco aparecesse em público, desenvolvia uma intensa atividade entre os cristãos, animando-os a perseverarem na fé. Foi denunciada, levada ao tribunal, submetida a interrogatórios e intimada a oferecer sacrifícios aos deuses. Ela porém, movida por uma santa ousadia, confessou pública e corajosamente  sua fé. Irritado, o governador condenou-a a morrer decapitada. Antes, porém,  mandou  esbofeteá-la, torturá-la e expô-la   às maiores humilhações. Conta uma lenda que ao sair do tribunal, um advogado de nome Teófilo lhe disse com ironia: ‘Dorotéia, esposa de Cristo, envia-me frutos ou rosas do jardim de teu esposo”. Chegando ao local do martírio, Dorotéia avistou um menino a quem  entregou o lenço com que havia enxugado o suor do rosto, pedindo-lhe que o entregasse ao advogado. Ao receber o lenço, na hora exata em que ela morria, Teófilo não se conteve e começou a louvar e dar graças a Deus. Foi  denunciado como cristão e imediatamente  levado à presença do governador Fabrício para ser interrogado. Ele  confessou que não mais acreditava nos deuses de Roma, mas no Deus vivo e verdadeiro de Dorotéia e foi  imediatamente decapitado.  O episódio da conversão de Teófilo inspirou os artistas a apresentarem Santa Dorotéia, sentada aos pés da Virgem Maria  que tem ao colo o Menino Jesus. Dorotéia tem uma coroa de rosas na cabeça, um ramalhete de margaridas numa das mãos e, na outra,  uma cesta  de flores e frutos. Em outras representações, a cesta está nas mãos de um anjo encarregado de levá-la a Teófilo, e o pequeno mensageiro está ao seu lado  direito.  Santa Dorotéia é conhecida como a santa das flores.

O mundo de hoje, onde os fortes e poderosos continuam  dominando os mais débeis e fracos, necessita de  pessoas  firmes como Santa Dorotéia, capazes de não se curvar ante a prepotência dos ‘Fabrícios’ que, a todo custo, querem impor seus valores e sua vontade. Mas, certamente só quando nós  cristãos  assumirmos com amor e destemor os valores do Evangelho, é que esse nosso mundo, saturado de violência, mas carente de  beleza e de pão, vai poder ver flores nas mãos dos que antes portavam  armas,  e cestas com  saborosos frutos sobre as mesas onde antes imperava a fome.

02 DE SETEMBRO

SANTA DOROTEIA