São Pedro Claver nasceu na Catalunha, Espanha, em 26 de junho de 1580. Os pais, muito piedosos, querendo que ele fosse  padre, mandaram-no estudar em Salsona. Quando ele completou 15 anos, o bispo de Salsona o admitiu no Seminário e o enviou para Barcelona com a finalidade de completar os estudos no Colégio dos Jesuítas. Aos 22 anos Pedro Claver  ingressou na Companhia de Jesus e foi mandado para Palmas de Maiorca,  a fim cursar filosofia. Nessa oportunidade conheceu e  travou amizade com o humilde porteiro do Colégio, o futuro santo, Santo Afonso Rodrigues,  que teve uma influência benéfica sobre ele e muito contribuiu  para despertar no jovem padre o desejo de ir  para as missões. Escolhido pelo Superior da Ordem, foi enviado, juntamente com outros companheiros, para as Índias Ocidentais. Em Santa Fé de Bogotá, na Colômbia, ele concluiu os estudos e foi ordenado sacerdote. De Santa Fé foi para Cartagena onde viveu até o dia de sua morte, assumindo um apostolado dos mais difíceis, que era a evangelização dos negros. Quando os escravos chegavam ao porto de Cartagena, já encontravam Pedro Claver esperando-os  com alimentos, bebidas,  roupas, e sobretudo palavras de afeto e ânimo. Pedro Claver era, para com essa população oprimida, de uma bondade e caridade insuperáveis e os escravos tiveram nele um defensor, um pai, um mestre, um refúgio em todas as adversidades.  Quando em 1662 ele fez sua solene profissão religiosa,  acrescentou aos votos de pobreza, obediência e castidade, o voto de doar toda sua vida aos  negros, como consta da cópia de sua profissão toda escrita do próprio punho e por ele assinada: “aethíopum semper servus”,  que quer dizer, “para sempre escravo dos negros”. Quando ele morreu, aos 74 anos de idade, no dia nove de setembro de 1664, todos, e de modo especial os negros, choraram copiosamente a morte daquele  a quem o povo chamava, e até hoje é conhecido, como “apóstolo dos negros”. São Pedro Claver foi canonizado por Leão XIII. Mais tarde Pio X o declarou patrono das missões entre negros.

Muitos séculos já se passaram, mas a situação de escravidão dos negros não mudou muito. E hoje São Pedro Claver, um homem apaixonado por Jesus Cristo presente nos negros escravos, convida a todas as pessoas,  principalmente aquelas  comprometidas com a causa do Evangelho de Jesus,  a assumirem  como sua, a causa de todos os que, pelas razões mais diversas, continuam sendo  discriminados, oprimidos e escravizados.

09 DE SETEMBRO

SÃO PEDRO CLAVER