São Nicolau de Tolentino nasceu em Santo Ângelo, Itália, em 1245. Recebeu o nome de Nicolau  em gratidão a São Nicolau de Mira que teria aparecido em sonhos a seus pais que não tinham filhos, anunciando-lhes  o nascimento de um menino.  Aos 20 anos ele entrou na  Ordem dos Agostinianos  e aos 25 foi ordenado sacerdote. Após seis anos de peregrinação por várias cidades fixou residência em Tolentino onde exerceu seu apostolado. Era um homem austero, mas não excêntrico, rigoroso consigo mesmo, mas suave e delicado para com todos. Modesto, obediente, completamente desapegado das coisas  materiais, colocava o bem comum acima de seus interesses particulares. Para dedicar um maior tempo à oração dormia apenas três a quatro horas por noite, e durante  o dia passava longas horas atendendo no confessionário. Dava penitências mínimas, pois para ele o que importava mesmo era o arrependimento sincero do pecador. O resto do tempo, durante o dia, ele ocupava visitando os pobres, para os quais, com o consentimento do seu Superior constituiu um modesto fundo, de onde retirava o necessário  para atender os  casos mais urgentes. São Nicolau  fazia duras penitências, jejuava muito e comia tão pouco que chegou a adoecer. Contam que se curou por indicação de Nossa Senhora que, em sonhos, lhe teria aparecido e lhe mandou comer todos os dias um pedaço de pão molhado em água, após fazer o sinal da cruz.  É desse fato que vem o costume de se  benzer pães em honra de São Nicolau, destinados a fortalecer os fracos. Seus biógrafos contam a respeito dele experiências singulares, algumas das quais constam de seu processo de canonização. São Nicolau morreu em Tolentino, em 10 de setembro de 1305.  40  anos depois  seu corpo foi encontrado intacto. Ele foi canonizado em 1447. É  o protetor da maternidade e da infância e muito invocado pelos que sofrem injustiças e se sentem oprimidos e escravizados.

Hoje, quando a vida e a liberdade, os dois dons mais preciosos que o Criador nos deu, estão literalmente ameaçados, São Nicolau de Tolentino,   o protetor da infância e dos que são oprimidos em sua vida e liberdade,  nos convida a tomar posições claras  contra a pena de morte, contra as leis que facultam o aborto,  contra todo sistema que se omite ante o trabalho infantil, contra todo governo que patrocina ou  permite o assassinato de crianças indefesas e fecha os olhos à situação dos meninos de rua. Hoje somos convocados por São Nicolau a lutar por leis  que valorizem a vida desde o momento de sua concepção.

10 DE SETEMBRO

SÃO NICOLAU DE TOLENTINO