Hoje celebramos a festa dos arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael. A palavra anjo significa mensageiro, e não se refere à sua natureza mas à sua função. São Gabriel cujo nome quer dizer  “Deus é forte” ou “Aquele que está na presença de Deus”, é o anunciador das revelações divinas. Foi ele que foi enviado a Zacarias para anunciar que Isabel, sua mulher, teria um filho e  a Maria para lhe pedir o consentimento para ser a mãe de Deus. Foi o arcanjo Gabriel quem, pela primeira vez, pronunciou as palavras com que nós cristãos saudamos Maria: “Ave, cheia de graça!”. Também foi ele que esteve junto a Jesus por ocasião da agonia  no Horto das Oliveiras. São Gabriel goza de muito prestígio junto aos muçulmanos. São Miguel, cujo nome significa “Quem como Deus?”, é o príncipe das milícias celestes” , é  o patrono das sinagogas, o anjo protetor de Israel e invocado pelos judeus nos tempos das dificuldades e angústias. É  o anjo do Apocalipse que vence o dragão, logo, o anjo da vitória,  aquele que vence e derrota o mal, e também o padroeiro de toda a Igreja -  o novo Israel -  e seu defensor contra os inimigos externos e internos. São Rafael cujo nome significa “Medicina de Deus” ou “Deus cura”, é citado uma única vez na Sagrada Escritura, quando acompanha o jovem Tobit na viagem de Nínive até a Média e lhe indica o remédio para a cura da cegueira de Tobias, seu velho pai.  E porque o defende dos perigos da viagem é também considerado o guia e padroeiro dos viajantes. Em alguns países ele é tido como patrono dos noivos, por ter patrocinado o casamento do jovem Tobias  com Sara.

Hoje, dia em que celebramos os arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, é importante que conheçamos mais sobre eles. Os anjos não existem por si mesmos, nem têm poderes próprios.  Não são eternos, porque são criaturas criadas por Deus, e eterno é somente Deus que não tem princípio nem fim. Os anjos são criaturas imortais, dotadas de razão,  inteligência, vontade e liberdade. São puro espírito. Embora a Sagrada Escritura deixe bem claro que existe um número enorme de anjos, ela cita apenas os nomes de três: Gabriel, Miguel e Rafael. Outros nomes atribuídos aos anjos não têm fundamento bíblico e não passam da fantasia e imaginação das pessoas. Hoje de modo especial, São Rafael, São Gabriel e São Miguel convidam cada um de nós a ser um anjo para o irmão, isto é, um verdadeiro sinal da presença de Deus na  vida dele.                           

ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR DA BAHIA

BRASIL

São  Pedro

Paróquia de

29 DE SETEMBRO

SANTOS ARCANJOS GABRIEL, MIGUEL E RAFAEL

FONTE: LIVRO SANTIDADE ONTEM E HOJE, POR ZÉLIA VIANNA, PUBLICADO PELA PARÓQUIA DE SÃO PEDRO

SANTO DO DIA (voltar)