São João Leonardo nasceu em Toscana, Itália, no ano 1541, filho de pais cristãos que confiaram sua educação a um sacerdote que muito o incentivou  à vida de oração e penitência. Ainda bem jovem saiu de sua cidade natal para aprender  a profissão de farmacêutico. Apesar da pouca idade, de estar distante da família e dos recursos financeiros de que dispunha, não se deixou seduzir pelos apelos do mundo.  Influenciado pelo padre dominicano Bernardini, começou a acalentar o sonho de construir  uma Associação Juvenil, com o objetivo de prestar assistência aos pobres e peregrinos. Aos 26 anos, abandonou a profissão de farmacêutico e iniciou os estudos eclesiásticos. Em 1571, tão logo foi ordenado, o bispo local lhe confiou a Igreja de São João Magione e, no exercício desse  ministério,  ele conseguiu realizar o grande sonho de sua vida: a  fundação de uma escola para o ensino da doutrina cristã. Essa  iniciativa inovadora o coloca como o grande inspirador da Obra da Propagação da Fé, até hoje viva e atuante no âmbito da Santa Sé. O sucesso de sua Obra lhe trouxe adesões e amigos, com os quais lançou, no dia primeiro de setembro de 1574, os   fundamentos da Ordem dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus cujos estatutos foram mais tarde aprovados pelo Papa Clemente VII. Esses estatutos pediam de seus membros obediência, recolhimento interior, assiduidade na oração e vida de pobreza. Mas João Leonardo não colheu apenas vitórias. Foi  combatido e pagou um preço muito alto pela coragem de pregar a volta da Igreja à prática dos valores evangélicos, numa época em que a decadência de costumes era um fato visível e notório em toda a sociedade. São João Leonardo é tido como uma das figuras mais marcantes da Igreja do século XVI. Ele passou os últimos anos de sua vida em Roma. Em 1609 adoeceu,  vítima de uma das epidemias que abalara a cidade de Roma e  morreu no dia nove de outubro desse mesmo ano. Foi beatificado em 1861 e solenemente canonizado  em 17 de abril de 1938.

Para o mundo de hoje que também prima pela decadência de costumes, São João Leonardo nos lembra que mais do que um direito, é dever da Igreja anunciar a Boa Nova e não apenas aos cristãos afastados e aos que sequer ouviram falar de  Jesus Cristo,  mas também aos cristãos engajados. Contudo é preciso também que, como São João Leonardo, não tenhamos medo de inovar e criar  novos métodos e novas formas de falar de Jesus, a fim de que a mensagem do Evangelho atinja, com maior vigor e rapidez, o coração das pessoas.

09 DE OUTUBRO

SÃO JOÃO LEONARDO