São Lucas nasceu em Antioquia. Pagão, de cultura helenista, era médico de profissão. Ele não conheceu   pessoalmente Jesus Cristo e seu  contato com o cristianismo aconteceu através dos missionários e animadores das primeiras comunidades cristãs. Mas isso não impediu que logo  São Lucas logo se apaixonasse  por Jesus Cristo e por seu projeto. Mais teólogo que Marcos e Mateus,  ele escreveu o terceiro Evangelho e os Atos dos Apóstolos, lá pelos anos 70, num grego correto e elegante. Apesar desses dois livros  se encontrarem  na Bíblia em lugares separados, constituem uma única obra. O Evangelho de Lucas é conhecido como o Evangelho do Espírito Santo e ele como o Teólogo do Espírito Santo,  porque  apresenta Jesus agindo com a força do  Espírito Santo, desde o seu nascimento até a sua ascensão. Embora seu Evangelho seja  para as pessoas de todos os tempos, quando ele o escreveu tinha em vista as comunidades de origem não-judaica, convencido que estava de que a salvação trazida por Jesus Cristo era para todos e não somente para os judeus. De todos os evangelistas São Lucas foi o que melhor retratou a figura humana de Jesus  e ressaltou sua predileção pelos mais pobres e desprezados. E porque a face misericordiosa de Deus aparece com muita nitidez em seu Evangelho, ele é chamado de “o evangelista da misericórdia”. O livro dos Atos é o primeiro livro sobre a História da Igreja e retrata o caminho percorrido pelas primeiras comunidades a partir da ascensão de Jesus. Seus escritos revelam um homem conciliador, discreto e generoso. São Lucas acompanhou Paulo na propagação do Evangelho e no  martírio. Lucas não se casou, não teve filhos e morreu aos 84 anos, sempre a serviço da Boa Nova.

Hoje nessa nossa sociedade, onde a política da saúde está bastante longe de satisfazer as necessidades básicas das populações mais carentes, São Lucas nos convida a não pouparmos  esforços em prol de serviços de saúde que atendam às expectativas de todos, especialmente dos mais pobres. Também hoje,  quando a sociedade civil comemora  o Dia do Médico, São Lucas, o evangelista da misericórdia, o médico do corpo e da alma, nos lembra que o verdadeiro médico é aquele que é capaz de ver no outro não apenas um doente, mas um irmão, de ver  no enfermo não o número de um prontuário, mas um ser humano criado à imagem de Deus; o verdadeiro médico, segundo Lucas,  é aquele que tem sensibilidade para colocar à disposição dos que o procuram,  suas habilidades profissionais, mas   sobretudo um coração misericordioso.

18 DE OUTUBRO

SÃO LUCAS