São Marcelo, pai dos também santos  Cláudio, Luperco e Vitório,  nasceu na cidade de Leão,  na Espanha, cuja região era governada pelos cônsules Fausto e Gaio. Marcelo era um centurião sob o comando de Astásio Fortunato e fazia parte da Legião Romana acampada na Espanha. No dia 28 de julho do ano 298, ele foi levado à presença de Fortunato, acusado de haver, no dia 21 de julho, no momento  em que se celebrava o aniversário natalício do Imperador, “atirado com o cinto militar, a espada e a vara de mando”.  Marcelo ratificou tudo, e  Fortunato, diante da gravidade dos fatos, enviou-o ao tribunal, à presença de Aurélio Agricolano.  Novamente interrogado, Marcelo confirmou e explicou seu gesto: “Sim, atirei com as armas, porque não é conveniente  a um cristão que está a serviço de Cristo, militar às ordens da  milícia deste século”. Marcelo foi  imediatamente condenado à morte  Contam que antes de ser  decapitado, ele disse a Agricolano: “Deus te pague”.  Após o martírio de São Marcelo, todos os seus filhos se espalharam pela Espanha, à exceção de Cláudio, Luperco e Vitório.  Eles ficaram em Leão onde padeceram o martírio. Quando Diocleciano e Maximiano  publicaram o decreto contra os cristãos, o prefeito da Província de Leão logo determinou que todos se juntassem, para oferecer sacrifícios aos deuses e, para isso, determinou dia e hora. Os três jovens nem puderam ocultar-se, pois o  prefeito deixou bem claro que sabia que, naquela cidade, moravam inimigos dos deuses. Em seguida  enviou soldados à casa dos três irmãos que estavam orando, preparando-se para a morte que previam. Cláudio, Luperco e Vitório foram conduzidos à presença do prefeito  e, ao serem indagados  em quem eles punham a confiança, responderam: “A nossa confiança está posta em Deus Pai Onipotente, criador do céu e da terra” Irritado e receando que a valentia dos três jovens impressionasse o povo, o magistrado mandou-lhes cortar a cabeça. Cláudio, Luperco e Vitório morreram no ano 303.

Hoje São Marcelo e seus três filhos que sofreram o martírio, porque proclamaram,  com suas vidas, que a César pertencia o poder temporal, mas só a Deus pertencia o louvor, a obediência e a adoração, nos lembram que, como diz o Evangelho, quem põe a mão no arado e lha para trás, não serve para o Reino de Deus. Como ocorreu com São Marcelo e seus filhos, Cláudio, Luperco e Vitório, também nós hoje somos chamados a  escolher: ou  apostamos no projeto do mundo, ou olhamos para a frente e nos comprometemos  com o Projeto de Deus.

30 DE OUTUBRO

SÃO MARCELO E SEUS FILHOS MÁRTIRES