São Tiago de  Alberione, filho de modestos agricultores, nasceu no dia quatro de abril de 1884, em São Lourenço de Fossano, Itália. Quando tinha dois anos de idade, a família mudou-se para Montecaprioolo de Cherasco, em busca de melhores condições de vida. Aos seis anos já dizia que queria ser padre. Um grande amor aos estudos, uma conduta irrepreensível e uma autêntica piedade levaram o pároco da cidade a admiti-lo à primeira comunhão com oito anos de idade, fato raro naquele tempo. Muito criança, entrou para o seminário. Em lugar de praticar esportes preferia ler, estudar e conversar sobre assuntos referentes à Igreja e acontecimentos sociais e políticos. Essas leituras possivelmente influíram na decisão do diretor do Seminário que decidiu mandá-lo de volta para casa. Mas Tiago jamais desistiu da idéia de ser padre e aproveitou esse tempo, em casa, para uma espécie de retiro espiritual. Quando o século XX chegou, cheio de  novidades, mudanças e profundas transformações,  Tiago tinha 16 anos de idade e  estava no seminário. A meia noite da passagem do século, encontrou-o na catedral de Alba, colocando aos pés do Senhor seus sonhos, suas preocupações pastorais, suas angústias, projetos e esperanças. Nessa noite ele assumiu, diante de Jesus Eucarístico, o compromisso de usar a imprensa e todas as formas e linguagens novas de comunicação oferecidas pelo progresso, para anunciar o evangelho. No dia 20 de agosto de 1914, Tiago Alberione  fundou a Pia Sociedade de São Paulo, dedicada ao apostolado dos meios de comunicação social. Para levar o evangelho ao  mundo  da cultura, do trabalho, da política etc. e dar uma resposta à pergunta: “Como anunciar Deus, num mundo pluralista e em contínua mudança?”, ele fundou mais quatro congregações religiosas femininas: Irmãs Paulinas, Irmãs Pastorinhas, Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre e Irmãs do Instituto Rainha dos Apóstolos, além de quatro institutos, e a   União dos Cooperadores Paulinos. São Tiago Alberione morreu no dia 26 de novembro de 1971 e foi beatificado por João Paulo II em 27 de abril de 2003.

Com São Tiago Alberione que, em pleno alvorecer do século XX, entendeu já não ser mais possível anunciar Jesus Cristo fora do contexto da realidade concreta do mundo da comunicação, nós aprendemos que os meios de comunicação têm valores e antivalores, mas que transformar esses meios em veículos de verdade e paz, em instrumentos a serviço da formação da consciência crítica do povo, é a missão não somente das Congregações fundadas por Tiago Alberione, mas de todos os batizados.

26 DE NOVEMBRO

SÃO TIAGO ALBERIONE